#Resenha Outlander 2: A Libélula no Âmbar


Oi amigos, como última resenha do ano, escolhi o livro Outlander 2. Uma série que me conquistou. Prontos para uma viajem no tempo?

 A Libélula no Âmbar - vol. 02 de Outlander - Diana Gabaldon
944 páginas - Editora Arqueiro

Eu estava com grandes expectativa em relação ao livro, pois quando terminei o volume 1 (resenha aqui) estava bem satisfeita e empolgada. Tanto que corri para o computador para assistir aos capítulos disponíveis da série de Tv.
Quando o livro chegou foi uma alegria, e assim que deu, comecei a leitura. Onde eu ia, ele ia junto, assustando alguns por conta de seu tamanho... Mas vamos ao que interessa...
Acho impossível alguém começar este livro e não se questionar se está lendo certo. A primeira coisa que pensamos é "O que está acontecendo aqui?" ou "Como assim?" 
O término do volume anterior não dá nenhum indício de que este poderia começar do jeito que começou, o que gera muitas perguntas na mente do leitor.
Temos Claire com sua filha Brianna de 20 anos, em plena Terras Altas da Escócia. Para Claire, este é o momento certo para uma conversa com sua filha. Ela quer finalmente contar toda a história por trás do nascimento de Brianna.
Ela sabe que esta conversa vai ser difícil. Ela vai ter que lembrar de momentos que gostaria de esquecer. Mas ao mesmo tempo, ela sabe que sua filha tem o direito de saber toda a verdade. Verdade esta, que só ela pode contar.
Com isso, nós leitores vamos juntos com Brianna para uma Escócia em pé de guerra, onde Jamie e Claire vão morar na corte parisiense, cheia de intrigas e fofocas.
Os dois tem apenas um interesse, evitar o trágico massacre que a revolta escocesa causará. Final este que Claire conhece dos livros de história dos tempos em que vivia no século XX.
Se no volume 1 Jamie e Claire viviam fugindo e lutando da perseguição do exército inglês e em especial de Jack Randall, neste livro entramos na rotina do casal. Uma rotina um pouco mais tranquila, mas nem por isso desinteressante ou sem perigos.
Jamie ainda tem sua cabeça a prêmio na Escócia, além de viver com seus pesadelos e fantasmas causados por Randall. Claire agora está grávida, e mesmo nesta situação, ambos tem pouco tempo para evitar o massacre.
No meio tempo que ambos tem de descobrir os segredos da realeza e tentar sabotá-los, Claire, entediada da vida na corte, começa a trabalhar em um precário hospital local. Jamie praticamente adota um garoto de rua chamado Fergus. Aliás, é ele a principal arma que o casal tem para descobrir os segredos e planos do Príncipe Charles Stuart, que por sinal, tornou-se amigo íntimo de Jamie.
 As coisas andam calmas demais, e o casal estranha cada vez mais suas descobertas. Mas uma sombra do passado reaparece, e apenas esta sinistra presença já é capaz de desestruturar estes dois. Claire sabe que tem que ser forte para o bem de Jamie. Ela não vai deixar que seu amado caia novamente no inferno.
Mas o que fazer quando a melhor decisão a ser tomada é uma troca de favores com o próprio diabo? Graças às mãos curadoras de Claire, eles podem ficar por dentro dos planos do exército inglês. Infelizmente para isso, ela terá que ficar em contato com a pessoa que ela mais queria ficar longe.
Se não bastasse tudo isso, ela vai ter que agir rápido se quiser salvar a vida de Jamie. Pesando os prós e os contras, o casal acaba voltado para Lallybroch, e torce para que o confronto que causará a morte de vários escoceses nunca ocorra.
Acontece que o poder não sai da cabeça do Príncipe Charlie Stuart, que mesmo sem condições bélicas, chama seus súditos para lutarem pela retomada do reino dele.
Jamie e Claire tentam desesperadamente mudar o presente. O conhecimento do futuro que a Sassenach tem parece não ser suficiente para salvar Jamie e seu povo. Mas este guerreiro não está disposto a ver sua amada morrer também, e fará de tudo para salvar sua mulher e filho, nem que para isso tenha que entregá-los nas mãos de outro homem...
O livro que começa co um grande ponto de interrogação terminou com um grande e inesperado gancho que vai fazer eu novamente aguardar ansiosa o próximo volume.
A química entre Jamie e Claire continua boa. Os diálogos dos casal são cheios de humor e carinho. Muitos me fazem rir, outros me fazem identificar com eles. São dois personagens fortes e dispostos a tudo para proteger a pessoa amada.
 Tem uma passagem do livro, que Claire faz um pedido para Jamie. Ela não quer que ele mate uma pessoa. Eu achei um absurdo ela fazer este pedido, ainda mais tendo ciência de tudo que ele sofreu. Foi aquele momento em que eu quis dar uns tapas bem dado nela. Pior ainda foi acompanhar depois as consequências desta atitude intempestiva dela. Mas isso não tirou o prazer da leitura, e nem deixou o livro chato ou sem nexo, pelo contrário, deixou o livro empolgante, mesmo que eu não tenha concordado com o fato.
A única coisa que não gostei foi a leitura cansativa de alguns momentos. Mas até nestes momentos eu acho que foram mais por conta do meu desespero de saber logo como tudo ia terminar do que propriamente a leitura. 
Detalhe do início dos capítulos
 Se recomendo? Óbvio! Corram logo para conhecer esta surpreendente viaje no tempo e se aventurem junto com este apaixonante casal.


Livro cedido em parceria pela editora.

a Rafflecopter giveaway

10 comentários:

  1. Oi Rose!
    Eu estou adorando essa série, não vejo a hora da publicação do próximo livro!
    bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Carla, muito boa mesmo!
      Bjs, Rose

      Excluir
  2. Olha eu comprei o livro 1 na Bienal de SP, mas ainda não tive CORAGEM de pega-lo para ler porque como vc disse ele é bem pequeno ne?? hahahahaha...Mas assim que ler o livro eu vou pensar em comprar o livro 2. Primeiro quero ver se irei gostar da história, porque as vezes eu acabo nem gostando muito. Enfim...Mas eu amei a sua resenha, embora eu entendi o que vc disse no começo. É muito ruim quando o livro termina de um jeito e no segundo livro se inicia de uma outra maneira sem dar continuidade do que aconteceu. Eu acho isso ruim também, porque isso meio que confunde o leitor que está acompanhando. Eu quero muito ver a série antes de ler o livro. Que nem eu fiz com THE 100 e adorei, porque pelo menos dar para ter uma ideia sobre os personagens. Enfim...Sua resenha ficou ótima e espero gostar do livro tanto como vc gostou =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, espero que goste do volume 1, pois a série é realmente boa. Em relação ao início deste, você entende o que aconteceu logo depois. É que se eu explicar muito acaba perdendo a graça, mas ficou tudo redondinho e certinho.
      Bjs, Rose

      Excluir
  3. Rose, eu realmente quero ler essa saga, estou bem ansiosa e espero curtir bastante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que conheço das suas resenhas, você vai gostar sim.
      Bjs, Rose

      Excluir
  4. Super elogiada essa série!
    Menina quase mil páginas!!! Eu nem imagino ler tantas em um só livro, pelo menos por enquanto, kkkkk
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, um verdadeiro tijolo! Mas vale a pena!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Oi Amiga,
    Nossa realmente o final do primeiro livro deixa qualquer um ansioso pelo segundo, e lendo sua resenha creio que todos os livros terão uma parte meio parada, mas sempre vale a pena chegar ao final e notar que nada poderia ser tirado para não perder o brilho da história. Estou ansiosa para ler o segundo e espero poder ler agora em 2015.

    Belíssima resenha amiga.......beijos Elis!!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Elis, mesmo que tenha trechos mais chatos, ainda sim é uma ótima leitura!
      Bjs, Rose

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.