Estante Nacional #17 + Book Tour

Olá amigos, hoje é um dia especial, pois além de ser um Estante Nacional também é um Book Tour. Aliás, um Book Tour realizado por uma de nossas autoras parceiras, a Fabiane Ribeiro, autora do livro em questão. Vamos conhecer um pouco mais deste livro?

Xadrez - Fabiane Ribeiro
384 páginas Editora Multifoco
O livro nos conta a história de Anny, uma linda garotinha que vivia praticamente sozinha até seus 8 anos. Seus pais por conta do trabalho passavam a semana fora e ela ficava em casa com a empregada e com a professora particular que a visitava 2 vezes por semana para dar aulas. 
Ela nunca saia de casa, obedecendo a um pedido de seus pais que alegavam que a época em que viviam (fim da segunda guerra mundial) era muito perigoso. Cercada pelos muros de sua grande casa, ela vivia a segurança e os sonhos de uma criança. 
Mas sua vida mudou drasticamente quando seus pais avisaram que aceitaram um serviço onde teriam que ficar longe por 1 ano, e ela teria que viver com sua professora. Mesmo sem entender o motivo deste afastamento, mas amando os pais incondicionalmente ela jurou que seria forte e esperaria a volta deles.
Foram os 365 dias mais duros da vida de Anny, pois antes ela sabia que sábado seus pais voltavam, agora os dias se arrastavam iguais, e para piorar era maltratada por quem deveria lhe cuidar.
Mesmo sozinha e isolada ela não perdeu as esperanças e em seu coração de criança o xadrez que ganhou de seu pai era o reino que vivia em sua perfeição de amor e carinho.
Ela aprendeu muito até a volta de seus pais, aprendeu mais ainda quando se viu abandonada novamente por conta do serviço misterioso deles, mas acima de tudo, ela ensinou aqueles que a conheceram. Ensinou que o amor e a esperança são a força da vida, que transformam os dias e dão um colorido as nossas horas vividas.
Um menina que cresceu com o sofrimento que a vida lhe impôs, mas que soube ver em cada sofrimento o degrau para se tornar uma pessoa melhor, o que fez a diferença na vida de quem estava ao seu redor.

Xadrez é um livro cheio de histórias, onde o amor ou a falta dele se faz presente em todas elas. Anny é como um anjo que mesmo ainda criança consegue passar ensinamentos preciosos para os corações endurecidos dos adultos. Mesmo passando por problemas que nenhuma criança deveria passar, ela segue com seu coração cheio de amor e esperança, e se nega a odiar quem quer que seja. Coisa que eu não consegui fazer ao longo da leitura. Juro que se visse os pais dela ou a Jane na frente, adoraria dar uns bons tapas neles. Mas a Anny é bem mais superior do que eu, e claro não guardou rancor de ninguém. Em seu coração só coube amor e compreensão. 
Um livro que me fez lembrar de dois outros que li no ano passado, com histórias bem diferentes, mas com o mesmo fundamento, o amor ao próximo e o perdão, são eles O Menino que Colecionava Sonhos de Darlan Hayek Soares e Deus Não Abandona da Vanda Amorim.

Xadrez é um lindo livro, com uma história comovente, em alguns casos achei que houve um pouco de enrolação no decorrer da história, deixando-a um pouco cansativa, mas nada que tirasse o brilho que tem por trás de cada linha. Um livro que deve ser lido com calma e de coração aberto, assim como a Anny  vivia seus dias.
Vale lembrar que o livro está de casa e capa novas, a autora Fabiane Ribeiro está em pré venda de uma nova edição do livro agora pela Editora Universo dos Livros com a capa que já mostro para vocês mas que mostro novamente para quem não viu ainda:
Na minha humilde opinião, uma capa bem mais bonita e que simboliza bem a história desta linda garotinha que tem muito a ensinar a nós homens.

Aproveito para agradecer a Fabiane Ribeiro pela oportunidade de participar deste Book Tour e conhecer sua obra. Quem quiser saber um pouco mais sobre o livro ou sobre sua autora pode acessar suas redes sociais:




E não deixe de conferir também as redes sociais dos livros da autora:
Antes que eu me esqueça, se você gostou do livro e quer comprá-lo, como eu disse um pouco mais acima, a nova edição do livro já está em pré-venda, basta clicar aqui.

a Rafflecopter giveaway






10 comentários:

  1. A história parece ser marcada pela emoção e abandono. Deve ser dramática. 

    ResponderExcluir
  2. Oi Genilda, a pequena Anny sofre um bocado sim, e a revolta em quem lê é constante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Maristela da Graça Rezende8/12/12

    Li uma resenha sobre esse livro em outro blog e gostei muito. Agora li a sua e isso só serviu para eu mais vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maristela, o livro é bom sim e vale a pena ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. VANNESSA QUEIROS17/1/13

    Nossa interessante a história se passar no cenário da segunda guerra mundial.
    Nesse momento conturbado seus pais tem que aceitar trabalho em outro lugar e Anny deixada sob os cuidados de sua professora.
    Ela vai aprender muito durante esse ano,amor,esperança,compreensão...

    A capa do livro realmente está bonita

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa, Anny realmente aprende muito, pena que não de uma forma fácil e cheia de carinho que toda criança merece.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Lilian Gabriella22/1/13

    Amei a resenha! A estória é bastante interessante e legal. Estou louca pra ler. Gosto de histórias antigas.

    ResponderExcluir
  8. yassuifortes13/5/13

    A estoria é muito boa.... gostei da segunda capa!

    ResponderExcluir
  9. A segunda capa ficou bem mais bonita.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.