#Resenha Ensina-me a Amar

Oi amigos, mês passado eu postei minhas primeiras impressões do recente romance publicado pela parceira do blog, a autora Raíssa Nantes. Hoje volto a falar do livro, mas desta vez, para falar minha opinião final depois da leitura completa. Vamos lá?
Ensina-me a Amar - Raíssa Nantes
212 páginas - Editora Independente
Keira Kress é uma moça de 26 anos muito inteligente que deseja para si muito mais que apenas um casamento por conveniência. Filha de um promissor burguês com uma frívola filha de um baronete quase falido.
Anne, mãe de Keira ainda sonhava em voltar para a nobreza através de um bom casamento da filha, e não se importava que o genro fosse um nobre falido. Aliás, graças ao vultuoso dote de Keira, eram justamente estes nobres falidos que mais faziam fila em sua porta, e o pior é que nem disfarçavam seus reais interesses. Prova disso era a insistência de Castlebury em casar-se com ela, mesmo diante de todas as recusas que ela deu.
Para Castlebury, Keira era seu passaporte para sair da falência e continuar com a vida perdulária que estava acostumado. Ele contava inclusive, com o apoio da mãe de Keira, o que era motivo de muitas brigas entre as duas.
O pai de Keira, John Kress, não compartilhava das mesmas ideias da esposa, mas estava muito doente dos pulmões e precisava de sossego e de um ar mais saudável do que o encontrado em Londres. Por conta disso, James, irmão de Keira,  entrou em contato com seu amigo, o duque de Caradon. Os dois que estiverem juntos na Batalha de Warteloo, acabaram desenvolvendo uma boa amizade, mesmo que não se vissem constantemente.
Não só por morarem em locais bem diferente, pois o duque morava em Cornualha, mas principalmente porque depois que voltou da guerra, Anthony, o então duque de Caradon, mudou completamente seu estilo de vida. Por conta de seus ferimentos de guerra, e pela tragédia vivida com sua esposa, ele acabou tornando-se um recluso, não recebendo nenhum tipo de visita, ou mesmo fazendo uma a alguém. 
 De última hora Keira acabou indo junto com o pai e a mãe para Cornualha atendendo a um pedido do pai e também para escapar do assédio de Castlebury.
Apesar de conhecer os inúmeros comentários que haviam sobre o duque e de sua residência, ela não estava preparada para o que encontrou. Uma casa abandonada que só não estava pior por conta da lealdade de alguns funcionários. 
Justamente ela que não tinha nenhuma ilusão de ter algum contato com o duque, acabou conhecendo-o de uma forma inusitada. E não só conhecendo como também conseguindo um contato que há muito tempo Anthony não tinha, a não ser com seus empregados.
Keira e Anthony acabaram desenvolvendo uma certa amizade, e com a língua afiada que possuía, Keira não se furtou de apontar as falhas inaceitáveis do duque, como por exemplo, deixar a casa abandonada do jeito que estava e pior, sobrecarregar seus empregados, sem lhe dar o devido valor.
Anthony que não estava acostumado a ser confrontado, acabou dando carta branca para que Keira fizesse o que achasse necessário, não só para uma melhor estadia sua e de seus pais, como também para melhorar a situação de seus empregados.
E não foram apenas estas mudanças que Keira acabou influenciando,pois Anthony acabou percebendo que precisava interagir com a família dela. Com isso, ele acabou recebendo um bom conselho de John, visto que ele estava com alguns problemas em sua contabilidade. Sabendo da inteligência e capacidade de sua filha, John não pensou duas vezes em aconselhar Anthony de pedir ajuda a sua filha. 
Pedido feito e aceito, as interações entre Keira e Anthony aumentaram consideravelmente, o que acabou fazendo com que uma amizade e admiração mútua nascesse entre eles. O que levou a mudanças ainda mais profundas em Anthony, que começou a perceber como foi fraco durante estes anos todos em que deixou de viver. Como duque, não era apenas a vida dele que estava em suspensão, mas todos que viviam sob seu ducado. Seus colonos estavam largados a míngua, e Keira não se absteve de mostrar esta grande falta de responsabilidade. Assim como não deixou de alertar sobre a precaridade financeira do duque. Mesmo não tendo uma vida de desperdícios e jogatina, Anthony não estava financeiramente bem como imaginava. O pior ainda eram as suspeitas que Keira tinha para os motivos disso. Para ela, o causador deste rombo financeiro era um homem de confiança não só do duque, como também do falecido pai dele. Um homem muito influente na região, do qual seria complicado não só provar alguma coisa, como também fazer algo. Fora isso, Keira ainda suspeitava que a morte da esposa de Anthony estava intimamente ligada ao desfalque.
O mais engraçado de tudo isso, é que para confirmar suas suspeitas, Keira contava não só com seu cérebro, como também com algumas dicas da falecida mulher. Antes de levantar qualquer suspeita a cerca destas sérias desconfianças, Keira precisaria de provas. Infelizmente, uma pessoa que parecia saber de tudo o que pode ter acontecido, recusava-se a falar qualquer coisa.
A única coisa realmente boa diante de tantos problemas, é o fato de Keira e Anthony estarem mais perto do que nunca. Mas até isso começa a ser ameaçado quando Castlebury chega a Cornualha atrás de sua "noiva". Lógico que tinha dedo da mãe de Keira nisso tudo, o que gerou uma sonora briga e uma resolução inusitada de John, que tomou uma drástica decisão para proteger a felicidade da filha.
O que ninguém imaginava é que Castlebury estava disposto a tudo para fazer Keira subir ao altar. E para apimentar ainda mais este enredo, junte o fato de Keira está mais próxima das provas que precisava para confirmar suas suspeitas, o que colocava a vida da jovem Laura em perigo iminente e poderia afastar Anthony e Keira, visto que o duque pode não está realmente preparado para as descobertas que tinha pela frente.
Ensina-me a amar é um enredo não só de amor, mas principalmente do resgate da esperança em se viver. Uma história que conquista logo nas primeiras páginas, muito bem construída que não deixa pontas soltas, apesar de eu até querer uma continuação, e que conta com personagens muito bem formados. Até mesmo a fútil mãe da Keira foi bem feita, ganhando minha antipatia. Que mulher sem noção gente!!!! Um livro muito bom para os que gostam de um romance de época, e o melhor disso tudo, é que ele é nacional!!!
*Quotes feitos pela autora.

21 comentários:

  1. Caramba! Lendo sua resenha não fazia ideia do emaranhado de coisas q criei nessa história toda. Meu Deus!
    Não tenho palavras sobre a sua resenha, estou tão feliz a tenha gostado!
    Obrigada pelas palavras e ajuda sempre.
    Beijos
    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa, foi um emaranhado muito bem feito, parabéns mesmo!
      Bj, Rose

      Excluir
  2. os trechos que você trouxe para abrilhantar a trama são incríveis! eu adorei e suspirei alto
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vai suspirar ainda mais com a leitura.
      Bjs, Rose

      Excluir
  3. Adorei o emrendo e gostaria muito de ler, faz tempo que não me acabo em um romance bem escrito. Mas por favor continuação NÃO!!! ( tenho paúra de série, trilogia, duologia ) rs
    Parabéns pela resenha e se tiver oportunidade lerei com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, estamos tendo muitas séries mesmo, te entendo. Mas sabe quando a coisa é boa e sentimos dó quando termina... pois é, por isso comentei que não reclamaria de continuação. Mas o livro é único mesmo.
      Bjs, Rose

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Nunca li um romance de época, porém tenho bastante vontade, e os nacionais estão com tudo neste gênero, né?! Adorei a dica e com certeza irei ler a obra assim que possível!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos bons nacionais mesmo, vale a pena conhecer.
      Bjs, Rose

      Excluir
  5. Olá Rose!
    Que resenha maravilhosa!
    Gostei bastante de poder conhecer suas considerações dessa obra que até então não conhecia.
    Adoro ver autoras nacionais com tamanho crescimento e maturidade na escrita.
    Certamente se tiver oportunidade lerei.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, que bom que gostou Estou amando ver nossas autoras mandando bem neste gênero que eu tanto amo.
      Bjs, Rose

      Excluir
  6. Oi, Rose. Eu já conhecia o livro, mas ainda não li, e gostei de conhecer um pouco mais sobre a trama através desta tua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Beatriz. Espero que leia e goste!
      Bjs, Rose

      Excluir
  7. Oi Rose, não conhecia a autora e sua obra e adorei conhecer através de sua resenha muito bem elaborada. Saber que é uma trama que tem romance e temas que considerado relevantes e também que não ficam pontas soltas me desperta para a leitura.

    Bjos
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  8. Oi Rose,
    Não conhecia o livro sou apaixonada por romances de época e fiquei interessada nesse, parece que tem vários pontos além do romance, porém fiquei triste pois pelo que vi só em e-book e estou correndo de livros digitais, já fico tempo demais em cima do computador quando vou ler prefiro ter o livro físico em mãos. Mas sucesso a autora.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Rose, eu não conhecia o livro, mas gostei do enredo e de saber que a autora soube construir muito bem os personagens *-* Adoreia dica.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rose sua linda...

    Adorei a resenha, não conhecia essa obra e fiquei curiosa. Adoro personagens bem construídos, isso faz com que goste ainda mais do enredo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rose.
    Primeiro, parabéns pela resenha, ficou grande e boa de ler, acho que o livro te cativou mesmo. achei o título bonito e gostei da proposta do texto, me fez lembrar de Jane austen ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rose! Quanto mais você comenta sobre essa obra, mais eu quero ler haha. Eu estou bastante curiosa para conferir a escrita da Raíssa e conhecer esses personagens maravilhosos, principalmente o Anthony <3. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    É tão engraçado quando um livro é tão bem escrito que nós até pegamos raiva dos personagens, né?
    Gostei de sua resenha! Muito bem escrita e detalhada.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Não conhecia a obra, mas já ouvi bons elogios a autora, espero ter a oportunidade em ler algo dela, pois tenho muita curiosidade. Com certeza, leria essa obra.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. É maravilhoso pegar um romance bem escrito, com personagens bem construídos. E quando é nacional, melhor ainda. haha. Fico muito feliz em conhecer novos escritores brasileiros. Adorei a resenha, irei passar a dica para minhas colegas fãs de romance de época. <3

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha Ensina-me a Amar

Oi amigos, mês passado eu postei minhas primeiras impressões do recente romance publicado pela parceira do blog, a autora Raíssa Nantes. Hoje volto a falar do livro, mas desta vez, para falar minha opinião final depois da leitura completa. Vamos lá?
Ensina-me a Amar - Raíssa Nantes
212 páginas - Editora Independente
Keira Kress é uma moça de 26 anos muito inteligente que deseja para si muito mais que apenas um casamento por conveniência. Filha de um promissor burguês com uma frívola filha de um baronete quase falido.
Anne, mãe de Keira ainda sonhava em voltar para a nobreza através de um bom casamento da filha, e não se importava que o genro fosse um nobre falido. Aliás, graças ao vultuoso dote de Keira, eram justamente estes nobres falidos que mais faziam fila em sua porta, e o pior é que nem disfarçavam seus reais interesses. Prova disso era a insistência de Castlebury em casar-se com ela, mesmo diante de todas as recusas que ela deu.
Para Castlebury, Keira era seu passaporte para sair da falência e continuar com a vida perdulária que estava acostumado. Ele contava inclusive, com o apoio da mãe de Keira, o que era motivo de muitas brigas entre as duas.
O pai de Keira, John Kress, não compartilhava das mesmas ideias da esposa, mas estava muito doente dos pulmões e precisava de sossego e de um ar mais saudável do que o encontrado em Londres. Por conta disso, James, irmão de Keira,  entrou em contato com seu amigo, o duque de Caradon. Os dois que estiverem juntos na Batalha de Warteloo, acabaram desenvolvendo uma boa amizade, mesmo que não se vissem constantemente.
Não só por morarem em locais bem diferente, pois o duque morava em Cornualha, mas principalmente porque depois que voltou da guerra, Anthony, o então duque de Caradon, mudou completamente seu estilo de vida. Por conta de seus ferimentos de guerra, e pela tragédia vivida com sua esposa, ele acabou tornando-se um recluso, não recebendo nenhum tipo de visita, ou mesmo fazendo uma a alguém. 
 De última hora Keira acabou indo junto com o pai e a mãe para Cornualha atendendo a um pedido do pai e também para escapar do assédio de Castlebury.
Apesar de conhecer os inúmeros comentários que haviam sobre o duque e de sua residência, ela não estava preparada para o que encontrou. Uma casa abandonada que só não estava pior por conta da lealdade de alguns funcionários. 
Justamente ela que não tinha nenhuma ilusão de ter algum contato com o duque, acabou conhecendo-o de uma forma inusitada. E não só conhecendo como também conseguindo um contato que há muito tempo Anthony não tinha, a não ser com seus empregados.
Keira e Anthony acabaram desenvolvendo uma certa amizade, e com a língua afiada que possuía, Keira não se furtou de apontar as falhas inaceitáveis do duque, como por exemplo, deixar a casa abandonada do jeito que estava e pior, sobrecarregar seus empregados, sem lhe dar o devido valor.
Anthony que não estava acostumado a ser confrontado, acabou dando carta branca para que Keira fizesse o que achasse necessário, não só para uma melhor estadia sua e de seus pais, como também para melhorar a situação de seus empregados.
E não foram apenas estas mudanças que Keira acabou influenciando,pois Anthony acabou percebendo que precisava interagir com a família dela. Com isso, ele acabou recebendo um bom conselho de John, visto que ele estava com alguns problemas em sua contabilidade. Sabendo da inteligência e capacidade de sua filha, John não pensou duas vezes em aconselhar Anthony de pedir ajuda a sua filha. 
Pedido feito e aceito, as interações entre Keira e Anthony aumentaram consideravelmente, o que acabou fazendo com que uma amizade e admiração mútua nascesse entre eles. O que levou a mudanças ainda mais profundas em Anthony, que começou a perceber como foi fraco durante estes anos todos em que deixou de viver. Como duque, não era apenas a vida dele que estava em suspensão, mas todos que viviam sob seu ducado. Seus colonos estavam largados a míngua, e Keira não se absteve de mostrar esta grande falta de responsabilidade. Assim como não deixou de alertar sobre a precaridade financeira do duque. Mesmo não tendo uma vida de desperdícios e jogatina, Anthony não estava financeiramente bem como imaginava. O pior ainda eram as suspeitas que Keira tinha para os motivos disso. Para ela, o causador deste rombo financeiro era um homem de confiança não só do duque, como também do falecido pai dele. Um homem muito influente na região, do qual seria complicado não só provar alguma coisa, como também fazer algo. Fora isso, Keira ainda suspeitava que a morte da esposa de Anthony estava intimamente ligada ao desfalque.
O mais engraçado de tudo isso, é que para confirmar suas suspeitas, Keira contava não só com seu cérebro, como também com algumas dicas da falecida mulher. Antes de levantar qualquer suspeita a cerca destas sérias desconfianças, Keira precisaria de provas. Infelizmente, uma pessoa que parecia saber de tudo o que pode ter acontecido, recusava-se a falar qualquer coisa.
A única coisa realmente boa diante de tantos problemas, é o fato de Keira e Anthony estarem mais perto do que nunca. Mas até isso começa a ser ameaçado quando Castlebury chega a Cornualha atrás de sua "noiva". Lógico que tinha dedo da mãe de Keira nisso tudo, o que gerou uma sonora briga e uma resolução inusitada de John, que tomou uma drástica decisão para proteger a felicidade da filha.
O que ninguém imaginava é que Castlebury estava disposto a tudo para fazer Keira subir ao altar. E para apimentar ainda mais este enredo, junte o fato de Keira está mais próxima das provas que precisava para confirmar suas suspeitas, o que colocava a vida da jovem Laura em perigo iminente e poderia afastar Anthony e Keira, visto que o duque pode não está realmente preparado para as descobertas que tinha pela frente.
Ensina-me a amar é um enredo não só de amor, mas principalmente do resgate da esperança em se viver. Uma história que conquista logo nas primeiras páginas, muito bem construída que não deixa pontas soltas, apesar de eu até querer uma continuação, e que conta com personagens muito bem formados. Até mesmo a fútil mãe da Keira foi bem feita, ganhando minha antipatia. Que mulher sem noção gente!!!! Um livro muito bom para os que gostam de um romance de época, e o melhor disso tudo, é que ele é nacional!!!
*Quotes feitos pela autora.

21 comentários:

  1. Caramba! Lendo sua resenha não fazia ideia do emaranhado de coisas q criei nessa história toda. Meu Deus!
    Não tenho palavras sobre a sua resenha, estou tão feliz a tenha gostado!
    Obrigada pelas palavras e ajuda sempre.
    Beijos
    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa, foi um emaranhado muito bem feito, parabéns mesmo!
      Bj, Rose

      Excluir
  2. os trechos que você trouxe para abrilhantar a trama são incríveis! eu adorei e suspirei alto
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vai suspirar ainda mais com a leitura.
      Bjs, Rose

      Excluir
  3. Adorei o emrendo e gostaria muito de ler, faz tempo que não me acabo em um romance bem escrito. Mas por favor continuação NÃO!!! ( tenho paúra de série, trilogia, duologia ) rs
    Parabéns pela resenha e se tiver oportunidade lerei com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, estamos tendo muitas séries mesmo, te entendo. Mas sabe quando a coisa é boa e sentimos dó quando termina... pois é, por isso comentei que não reclamaria de continuação. Mas o livro é único mesmo.
      Bjs, Rose

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Nunca li um romance de época, porém tenho bastante vontade, e os nacionais estão com tudo neste gênero, né?! Adorei a dica e com certeza irei ler a obra assim que possível!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos bons nacionais mesmo, vale a pena conhecer.
      Bjs, Rose

      Excluir
  5. Olá Rose!
    Que resenha maravilhosa!
    Gostei bastante de poder conhecer suas considerações dessa obra que até então não conhecia.
    Adoro ver autoras nacionais com tamanho crescimento e maturidade na escrita.
    Certamente se tiver oportunidade lerei.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, que bom que gostou Estou amando ver nossas autoras mandando bem neste gênero que eu tanto amo.
      Bjs, Rose

      Excluir
  6. Oi, Rose. Eu já conhecia o livro, mas ainda não li, e gostei de conhecer um pouco mais sobre a trama através desta tua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Beatriz. Espero que leia e goste!
      Bjs, Rose

      Excluir
  7. Oi Rose, não conhecia a autora e sua obra e adorei conhecer através de sua resenha muito bem elaborada. Saber que é uma trama que tem romance e temas que considerado relevantes e também que não ficam pontas soltas me desperta para a leitura.

    Bjos
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  8. Oi Rose,
    Não conhecia o livro sou apaixonada por romances de época e fiquei interessada nesse, parece que tem vários pontos além do romance, porém fiquei triste pois pelo que vi só em e-book e estou correndo de livros digitais, já fico tempo demais em cima do computador quando vou ler prefiro ter o livro físico em mãos. Mas sucesso a autora.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Rose, eu não conhecia o livro, mas gostei do enredo e de saber que a autora soube construir muito bem os personagens *-* Adoreia dica.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rose sua linda...

    Adorei a resenha, não conhecia essa obra e fiquei curiosa. Adoro personagens bem construídos, isso faz com que goste ainda mais do enredo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rose.
    Primeiro, parabéns pela resenha, ficou grande e boa de ler, acho que o livro te cativou mesmo. achei o título bonito e gostei da proposta do texto, me fez lembrar de Jane austen ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rose! Quanto mais você comenta sobre essa obra, mais eu quero ler haha. Eu estou bastante curiosa para conferir a escrita da Raíssa e conhecer esses personagens maravilhosos, principalmente o Anthony <3. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    É tão engraçado quando um livro é tão bem escrito que nós até pegamos raiva dos personagens, né?
    Gostei de sua resenha! Muito bem escrita e detalhada.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Não conhecia a obra, mas já ouvi bons elogios a autora, espero ter a oportunidade em ler algo dela, pois tenho muita curiosidade. Com certeza, leria essa obra.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. É maravilhoso pegar um romance bem escrito, com personagens bem construídos. E quando é nacional, melhor ainda. haha. Fico muito feliz em conhecer novos escritores brasileiros. Adorei a resenha, irei passar a dica para minhas colegas fãs de romance de época. <3

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras