#Resenha Determinada #4/5

Oi amigos, hoje vou dar sequência na série Provocante da autora parceira aqui do blog, Paola Scott. Agora é a vez de falar do #casalTNT Pietra e Augusto. Espero que gostem!
Determinada - #4 série Provocante - Paola Scott
354 páginas - Editora Independente
Pietra Brandão é a mais velha em quatro irmãos, e também a única mulher. Ainda na adolescência viu as coisas se complicarem após o assassinato brutal de seu pai. Como a mãe, D. Celesta, não conseguia sustentar a casa sozinha, Pietra acabou abandonando os estudos para ajudá-la. Além disso, era ela quem ficava com os irmãos enquanto a mãe trabalhava.
Se o assassinato do seu pai fez Pietra escolher ser delegada, as dificuldades que enfrentou ao lado da mãe e dos irmãos após esta perda, acabou moldando e fortalecendo uma personalidade que já era forte e decidida por natureza.
Hoje, esta carioca trabalha como delegada civil e está estudando com afinco para passar no concurso para delegada federal. A vida continua difícil, apesar dos irmãos já estarem crescidos.
Kaique está prestes a se formar e faz estágio em uma grande empresa, mas o que ganha mal dá para ele. Rômulo passou no vestibular de medicina, e a mensalidade alta do curso, assim como os livros caros, tem tirado o sossego de Paola. Gabriel, o caçula, ainda está no segundo grau.  Por conta disso, e da idade da mãe, é Pietra quem arca com a maior parte da carga financeira da família. Ela se esforça ao extremo para que seus irmãos tenham uma boa chance na vida.
Pietra é uma moça simples e de pavio curto, que não leva desaforo para casa e nem se deixa intimidar. Ela tem orgulho de sua integridade profissional, e são justamente estas características que a fazem bater de frente com Augusto Sartori, um gênio da tecnologia e herdeiro de uma das maiores construtoras de Curitiba.
Augusto é o mais velho de dois irmãos, mas que não leva o menor jeito para os negócios da família. Seu talento sempre foi a tecnologia. Com o apoio dos pais, acabou jogando as caras em um negócio próprio.
Os dois se conheceram na festa a fantasia dada pelo escritório de Paola e Eduardo (livro Ousada) e lá já se estranharam por conta de um comentário feito pelo Augusto, que acabou pagando caro pela brincadeira. Apesar deste encontro desastroso, nenhum dos dois tirou o outro da cabeça.
E quando Augusto começa a ser investigado, justamente por Pietra, por conta de seu envolvimento com uma empresa suspeita, o embate entre os dois tornam-se mais frequentes.
Augusto com seu jeito desbocado e sem filtro tira Pietra do sério, para irritação ainda maior de nossa protagonista. E o fato dele não se intimidar diante da "delegata", um dos apelidos ele gosta de chamá-la, a irrita mais ainda.
É claro que por baixo destas brigas existe uma forte atração, mas por conta das investigações que Pietra está fazendo sobre Augusto e a tal empresa, ela não pode se dar ao luxo de se envolver com ele. Mas quem disse que nosso playboy vai se dobrar a isso? Ele deixa claro que a quer e que fará tudo para tê-la.
Entre trancos e barrancos eles vão seguindo. Pietra tem que lidar com toda a pressão de seu cargo, assim como com as provas que se aproximam. Junte a isso o fato de seu irmão Gabriel está dando certo trabalho e que a corregedoria está no pé dela. Aliás, isso trás mais um problema para ela, que vê seus recursos financeiros serem reduzidos, o que pode afetar os estudos de seu irmão Rômulo. A cereja do bolo nesta confusão toda é o fato de seu amigo Basir, delegado como ela, não só deixar claro que não gosta de Augusto, como também faz questão que ele saiba que já teve algo mais do que uma simples amizade com Pietra, além de ser muito bem quisto por todos da família dela.
Augusto, é óbvio, que não gosta nada disso, e corre contra o tempo para poder limpar sua barra diante da justiça e poder ficar ao lado de Pietra. Só que as investigações tem alguns desdobramentos inesperados... Além disso ele tem que lidar com um grave problema de saúde do seu pai. Por conta disso, ele precisa se dividir entre o Rio de Janeiro e Curitiba.
Como podem ver, as coisas não são nada fáceis para este casal. Por sorte, nenhum dos dois é de se dobrar as vontades do destino, e não se intimidam diante das dificuldades. 
O playboy desbocado e a delegata pavio curto são personagens altamente explosivos, seja na cama ou fora dela. Não é a toa que são o #casalTNT da série. Resta saber onde esta investigação levará estes dois, e qual deles sairá queimado desta relação.
Mais um bom enredo criado pela autora. Como nos outros volumes, ela trás elementos importantes para sua trama, aqui foram o câncer de próstata e a corrupção policial.
Apesar de ter gostado do enredo e dos personagens, confesso que em certos momentos achei que Pietra estava meio "fora da casinha". Vejam bem, ela é uma excelente protagonista, forte, determinada e batalhadora. Tomou para si a responsabilidade de sustentar sua família, outro fato bem característico da vida real. Ela não é fresca e muito menos burra, mas o que me incomodou um pouco foi o destempero dela em relação a Augusto. Ela meio que levava as coisas que ele dizia a ferro e fogo. Entendo como foi duro para ela chegar onde chegou, mas ele não tem culpa de ter nascido rico. Além do que, achei chato alguns julgamentos que ela fez dele, além de sempre levar tudo para o pessoal. Ainda mais porque nunca a vi fazer isso com Pedro, Rodrigo, Eduardo ou mesmo Julio, irmão de Augusto. Tá certo que o fato de Augusto bater de frente com ela e  não se deixar intimidar , assim como a atração indesejada por ele, tirava Paola de sua zona de conforto, e fazia com que ela tivesse atitudes fora de seu padrão.
Mas como eu disse, não é nada que desabone nossa protagonista, ou mesmo o enredo. É mais uma observação que eu tive. A série continua muito boa e recomendo!
Sobre a parte gráfica, continua linda como a dos livros anteriores:


Para finalizar, deixo o book trailer do livro:

Perdeu as resenhas dos livros anteriores? Então clique abaixo e leia!
#1 Provocante
#1.2 Provocante
#2 Ousada
#3 Adormecida
*Fotos feitas pela Diana (Meu Vício em Livros)

9 comentários:

  1. os livros da autora são sempre bem comentados, eu particularmente fico bem curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Rose tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse linda, mas é sempre bom sabermos a opinião de outros leitores, a Paola está fazendo um grande sucesso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose,
    Não conhecia essa série achei bem provocante as frases que você escolheu não sei se leria um livro que leria porque parece bem hot, mas quem sabe.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li os livros dessa série, mas até tenho curiosidade. Não gostei muito dessa capa, mas a premissa me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Não faz muito meu estilo, apesar de apresentar uma moça guerreira e batalhadora, personagem feminina forte.
    Outro motivo é por ser uma série e eu estou com uma lista de leitura ao infinito e além kkk
    Vou deixar passar a dica dessa vez, mas achei a resenha muito bem escrita..
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rose! Tudo bem?
    Confesso que esse livro não despertou minha curiosidade. Não sou muito fã desse estilo de romances e já percebi que, mesmo com uma protagonista feminina realmente forte, ele apresenta alguns clichês que me incomodam.
    De qualquer forma, sua resenha está ótima e fico feliz que tenha sido uma boa leitura para você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de a protagonista fazendo julgamentos ser uma coisa que provavelmente me incomodaria, acho que no geral gostaria dela. A premissa do enredo é interessante, e achei bem legal a autora incluir o tema do câncer de próstata. Que bom que curte tanto a série!

    ResponderExcluir
  8. Ai Rose, dessa vez não curti a dica, essa coleção não tem nada a ver comigo, a única coisa que agradou foi a determinação de manter a família, ajudando a mãe em todos os momentos. Quanto ao mais... dispenso. Mas vou continuar ligada aqui no blog para ler outras dicas sua, que sempre adoro. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Apesar de gostar de alguns livros da Paola esse não despertou o meu interesse. Fico feliz que tenha gostado da obra, mas vou deixar a dica passar dessa vez.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.