#Resenha Otelo

Há tempos eu queria ler esta Coleção Shakespeare em Quadrinhos desenvolvida pela Editora Nemo, por isso quando fui à biblioteca aqui perto de casa procurar outros livros para meus filhos, não pensei duas vezes quando encontrei este volume, que hoje divido com vocês.
Otelo - Coleção Shakespeare em Quadrinhos
64 páginas -  Jozz e Akira Sanoki (William Shakespeare)
Para quem não conhece a obra de Shakespeare, Otelo é um general negro de origem Moura (povo oriundo do norte da África). Apesar de sua origem humilde, Otelo gozava de grande prestígio no Reino de Veneza.
Desdêmoda é a linda filha branca do rico Senador Brabâncio. Seu pai deixou que a própria filha escolhesse seu marido. Ele só não esperava que ela fosse se envolver com um negro ou com um homem abaixo de sua classe social.
Bravo, mas sem poder fazer nada contra Otelo, pois Desdêmoda testemunhou seu amor pelo mouro ao Duque de Veneza, ele acaba dizendo palavras que mais tarde ajudariam a alimentar o ciúmes cego de Otelo. 
As mãos de Brabâncio também estavam atadas por conta do pedido do Duque para que Otelo liderasse o exército contra uma esquadra turca que estava rumando para a Ilha de Chipre.
Diante destes fatos, o casal acabou sendo abençoado e liberados para seguirem com suas vidas. Sendo assim, partiram para o Chipre em barcos diferentes. Uma forte tempestade acabou afastando os barcos, fazendo com que o casal chegasse em separado a seu destino.
E é em Chipre que Otelo vai enfrentar seu piores inimigos: seu ciúmes e a ganância de quem se passava por amigo.
Quando Otelo Escolheu Cássio para ser seu Tenente, ganhou para si a raiva de Iago. Querendo se vingar de Cássio e Otelo, Iago planeja um golpe para se livrar não só de Rodrigo, que é apaixonado por Desdêmona como também sua vingança contra os dois amigos.
Iago começa então a semear a discórdia entre o casal, e usa a beleza de Cássio para isso. De forma calculada, Iago envolve Rodrigo, Cássio, Desdêmona e Otelo em uma grande teia de intriga. Até mesmo sua esposa é usada no processo.
Cego pelo ciúmes Otelo põe os pés pelas mãos e causa uma grande tragédia, que só aumenta quando Iago se vira contra a própria esposa.
É incrível como os enredos de Shakespeare conseguem ser atuais mesmo depois de tantos anos. Vingança, ciúmes doentio, preconceito, violência contra a mulher, inveja, intriga e falsidade são encontrados neste livro, assim como na vida real.
Muitos deixam de ler Shakespeare por conta da escrita "rebuscada", mas dúvida, esta coleção em quadrinhos é um ótimo jeito de conhecer o brilhantismo do autor de uma forma bem simples.
As ilustrações estão boas, e a forma como os quadrinhos foram escritos ficaram condizentes com a linguagem de HQ. A leitura é rápida e fácil, e com certeza agradará tanto adultos como os mais jovens também.

Aproveite para conhecer os outros títulos desta coleção:






Esta resenha faz parte do meu Desafio Literário 2017. Para ler as outras resenhas do desafio, basta clicar na imagem abaixo:

33 comentários:

  1. adorei saber que existe essa adaptação para HQ. Não li Otelo ainda,mas é uma das obras de Shakespeare que estão em minha lista... curti o traço da obra ^^
    bj,Rose...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, esta coleção da Nemo tem vários clássicos do Shakespeare, aos poucos quero ir trazendo para vocês.
      Bjs

      Excluir
  2. Rose!
    Tão bom poder ler Shakespeare de forma tão lúdica através dos quadrinhos.
    É mais uma forma de aproximar o clássico dos leitores.
    Desejo uma semana repleta de realizações!
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, é mesmo, até porque muitos acham a leitura de clássicos bem enfadonha.
      Bjs

      Excluir
  3. gostei muito da proposta Rose, fiquei curiosa para ver essa adaptação aos quadrinhos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de conferir, a adaptação está muito boa.
      Bjs

      Excluir
    2. como faço para adquirir

      Excluir
  4. Eu estou chocada. Como não sabia que tinham lançado essa coleção? Já quero ela inteira pra mim. E é verdade a parte daquela preguicinha que dá de lê os livros de Shakespeare por conta da linguagem, isso com certeza vai trazer um público novo para as obras.
    Nemo é uma editora linda, sempre ganha nossos corações com essas coisas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, é verdade, a Nemo tem uma proposta bem legal e diferente.
      Bjs

      Excluir
  5. Oiii
    Acho ótimo estes clássicos em HQ! É uma forma muito eficiente de instigar a curiosidade de jovens leitores, além de ser perfeito para usar em sala de aula (onde o tempo é curto e nem sempre tem um exemplar para cada um). Ainda não conhecia estas versões dos livros de Shakespear, mas parece que a editora Nemo fez um ótimo trabalho.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, o trabalho da editora está ótimo, e aos poucos espero falar mais deles para vocês.
      Bjs

      Excluir
  6. Oi, Rose! Gosto muito dos quadrinhos da Nemo, mas não conhecia essa coleção do Shakespeare. Adorei e já quero! E você tem razão, as histórias escritas por ele tratam de temas que são atemporais! Até hoje Otelo é referência quando se fala de ciúme.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carla. Já tinha lido antes, e ler de novo me mostrou o quanto isso é verdade.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá, como vai?
    Que post incrível é esse? Amei
    Eu não sabia dessa coleção incrível, chocada.
    Adorei as ilustrações e quem não ama as histórias do Shakespeare <3
    Parabéns pelo post.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana, obrigada. A coleção é ótima, e merece ser divulgada.
      Bjs

      Excluir
  8. Essa coleção está encantadora, fiquei com uma enorme vontade de comprar e completar. Adorei conehcer essa edição de Otelo e goste da sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coleção é linda mesmo, também queria todos os livros.
      Bjs

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Fiquei sabendo recentemente dessa coleção de Shakespeare em quadrinhos. Amei a ideia. Achei uma forma incrivel de levar a leitura desses classicos a um publico mais diversificado. Estava aguardando saber se eram bons os livros, depois da sua resenha sei que sim. Vou adiquirir sim.

    ResponderExcluir
  10. Oiee
    Já vi num instagram, um perfil falando desse HQ de Romeu e Julieta. Já fiquei muito encantada e até procurei por aqui mas ainda não encontrei. Vou ter q adquirir por lojas online mesmo...
    Clássico é sempre clássico, e a ideia desses HQs foi sensacional.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, muito boa mesmo a ideia de lançar clássicos em HQ.
      Bjs

      Excluir
  11. Oiii Rose, tudo bem?
    Que coleção mais linda menina! Com toda certeza adoraria tê-la na minha estante, sou fanática pelas obras do autor e sei que seria ótimo ler e reler mil vezes se possível.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs, sem falar que em HQ dá uma outra dimensão né?
      Bjs

      Excluir
  12. Oi
    Há muitos anos li Otelo, li e reli várias vezes em minha vida, Shakespeare é simplesmente genial, não sabia da obra em HQ, apesar de eu ser um pouco antiquada, acho a ideia interessante. Eu não acho que Shakespeare tem uma escrita rebuscada, quando se 'remodela' a escrita do autor para uma 'forma bem simples', você não conhece o autor, conhece outra coisa, menos o autor. Mas, enfim, a minha é apenas a opinião de alguém leigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o que você quer dizer Lilian, mas há um grande problema em introduzir a leitura de clássicos como os de Shakespeare por conta da linguagem. Pode não ser rebuscada para mim ou para você, que talvez já sejamos "mais acostumadas", mas para as pessoas em geral, esta dificuldade existe.
      Bjs

      Excluir
  13. Olá, tudo bem? Eu amo esse selo, essa coleção que a Nemo fez <3 Sim faz muitas pessoas que não conseguem ler clássicos, entrar nesse mundo através de um modo mais fácil. Ainda não li essa obra, mas estou bem interessada. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carool, uma forma mais simples de tratar dos clássicos com alunos.
      Bjs

      Excluir
  14. Olá Rose, tudo bem?

    Achei muito legal a sua resenha, não sabia da existência de Otelo em quadrinhos, a editora Nemo deu show! Gosto das obras de Shakespeare!
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma boa sacada esta coleção, tenho certeza que ganhará muitos adeptos.
      Bjs

      Excluir
  15. Oi Rose!
    Muito legal, não saia que tinha história de Shakespeare e quadrinhos, sou louca para conferir esses clássicos. adorei saber e conhecer, irei procurar!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis, faça isso, acho que vai gostar.
      Bjs

      Excluir
  16. Oi Rose.
    Essa é uma ótima forma de um primeiro contato com a obra de Shakespeare, acredito que até pode levar a ler as obras originais.
    Fiquei com vontade de conferir Romeu e Julieta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pensei nisso quando vi, ainda mais os mais jovens.
      Bjs

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha Otelo

Há tempos eu queria ler esta Coleção Shakespeare em Quadrinhos desenvolvida pela Editora Nemo, por isso quando fui à biblioteca aqui perto de casa procurar outros livros para meus filhos, não pensei duas vezes quando encontrei este volume, que hoje divido com vocês.
Otelo - Coleção Shakespeare em Quadrinhos
64 páginas -  Jozz e Akira Sanoki (William Shakespeare)
Para quem não conhece a obra de Shakespeare, Otelo é um general negro de origem Moura (povo oriundo do norte da África). Apesar de sua origem humilde, Otelo gozava de grande prestígio no Reino de Veneza.
Desdêmoda é a linda filha branca do rico Senador Brabâncio. Seu pai deixou que a própria filha escolhesse seu marido. Ele só não esperava que ela fosse se envolver com um negro ou com um homem abaixo de sua classe social.
Bravo, mas sem poder fazer nada contra Otelo, pois Desdêmoda testemunhou seu amor pelo mouro ao Duque de Veneza, ele acaba dizendo palavras que mais tarde ajudariam a alimentar o ciúmes cego de Otelo. 
As mãos de Brabâncio também estavam atadas por conta do pedido do Duque para que Otelo liderasse o exército contra uma esquadra turca que estava rumando para a Ilha de Chipre.
Diante destes fatos, o casal acabou sendo abençoado e liberados para seguirem com suas vidas. Sendo assim, partiram para o Chipre em barcos diferentes. Uma forte tempestade acabou afastando os barcos, fazendo com que o casal chegasse em separado a seu destino.
E é em Chipre que Otelo vai enfrentar seu piores inimigos: seu ciúmes e a ganância de quem se passava por amigo.
Quando Otelo Escolheu Cássio para ser seu Tenente, ganhou para si a raiva de Iago. Querendo se vingar de Cássio e Otelo, Iago planeja um golpe para se livrar não só de Rodrigo, que é apaixonado por Desdêmona como também sua vingança contra os dois amigos.
Iago começa então a semear a discórdia entre o casal, e usa a beleza de Cássio para isso. De forma calculada, Iago envolve Rodrigo, Cássio, Desdêmona e Otelo em uma grande teia de intriga. Até mesmo sua esposa é usada no processo.
Cego pelo ciúmes Otelo põe os pés pelas mãos e causa uma grande tragédia, que só aumenta quando Iago se vira contra a própria esposa.
É incrível como os enredos de Shakespeare conseguem ser atuais mesmo depois de tantos anos. Vingança, ciúmes doentio, preconceito, violência contra a mulher, inveja, intriga e falsidade são encontrados neste livro, assim como na vida real.
Muitos deixam de ler Shakespeare por conta da escrita "rebuscada", mas dúvida, esta coleção em quadrinhos é um ótimo jeito de conhecer o brilhantismo do autor de uma forma bem simples.
As ilustrações estão boas, e a forma como os quadrinhos foram escritos ficaram condizentes com a linguagem de HQ. A leitura é rápida e fácil, e com certeza agradará tanto adultos como os mais jovens também.

Aproveite para conhecer os outros títulos desta coleção:






Esta resenha faz parte do meu Desafio Literário 2017. Para ler as outras resenhas do desafio, basta clicar na imagem abaixo:

33 comentários:

  1. adorei saber que existe essa adaptação para HQ. Não li Otelo ainda,mas é uma das obras de Shakespeare que estão em minha lista... curti o traço da obra ^^
    bj,Rose...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, esta coleção da Nemo tem vários clássicos do Shakespeare, aos poucos quero ir trazendo para vocês.
      Bjs

      Excluir
  2. Rose!
    Tão bom poder ler Shakespeare de forma tão lúdica através dos quadrinhos.
    É mais uma forma de aproximar o clássico dos leitores.
    Desejo uma semana repleta de realizações!
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, é mesmo, até porque muitos acham a leitura de clássicos bem enfadonha.
      Bjs

      Excluir
  3. gostei muito da proposta Rose, fiquei curiosa para ver essa adaptação aos quadrinhos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de conferir, a adaptação está muito boa.
      Bjs

      Excluir
    2. como faço para adquirir

      Excluir
  4. Eu estou chocada. Como não sabia que tinham lançado essa coleção? Já quero ela inteira pra mim. E é verdade a parte daquela preguicinha que dá de lê os livros de Shakespeare por conta da linguagem, isso com certeza vai trazer um público novo para as obras.
    Nemo é uma editora linda, sempre ganha nossos corações com essas coisas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, é verdade, a Nemo tem uma proposta bem legal e diferente.
      Bjs

      Excluir
  5. Oiii
    Acho ótimo estes clássicos em HQ! É uma forma muito eficiente de instigar a curiosidade de jovens leitores, além de ser perfeito para usar em sala de aula (onde o tempo é curto e nem sempre tem um exemplar para cada um). Ainda não conhecia estas versões dos livros de Shakespear, mas parece que a editora Nemo fez um ótimo trabalho.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, o trabalho da editora está ótimo, e aos poucos espero falar mais deles para vocês.
      Bjs

      Excluir
  6. Oi, Rose! Gosto muito dos quadrinhos da Nemo, mas não conhecia essa coleção do Shakespeare. Adorei e já quero! E você tem razão, as histórias escritas por ele tratam de temas que são atemporais! Até hoje Otelo é referência quando se fala de ciúme.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carla. Já tinha lido antes, e ler de novo me mostrou o quanto isso é verdade.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá, como vai?
    Que post incrível é esse? Amei
    Eu não sabia dessa coleção incrível, chocada.
    Adorei as ilustrações e quem não ama as histórias do Shakespeare <3
    Parabéns pelo post.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana, obrigada. A coleção é ótima, e merece ser divulgada.
      Bjs

      Excluir
  8. Essa coleção está encantadora, fiquei com uma enorme vontade de comprar e completar. Adorei conehcer essa edição de Otelo e goste da sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coleção é linda mesmo, também queria todos os livros.
      Bjs

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Fiquei sabendo recentemente dessa coleção de Shakespeare em quadrinhos. Amei a ideia. Achei uma forma incrivel de levar a leitura desses classicos a um publico mais diversificado. Estava aguardando saber se eram bons os livros, depois da sua resenha sei que sim. Vou adiquirir sim.

    ResponderExcluir
  10. Oiee
    Já vi num instagram, um perfil falando desse HQ de Romeu e Julieta. Já fiquei muito encantada e até procurei por aqui mas ainda não encontrei. Vou ter q adquirir por lojas online mesmo...
    Clássico é sempre clássico, e a ideia desses HQs foi sensacional.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, muito boa mesmo a ideia de lançar clássicos em HQ.
      Bjs

      Excluir
  11. Oiii Rose, tudo bem?
    Que coleção mais linda menina! Com toda certeza adoraria tê-la na minha estante, sou fanática pelas obras do autor e sei que seria ótimo ler e reler mil vezes se possível.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs, sem falar que em HQ dá uma outra dimensão né?
      Bjs

      Excluir
  12. Oi
    Há muitos anos li Otelo, li e reli várias vezes em minha vida, Shakespeare é simplesmente genial, não sabia da obra em HQ, apesar de eu ser um pouco antiquada, acho a ideia interessante. Eu não acho que Shakespeare tem uma escrita rebuscada, quando se 'remodela' a escrita do autor para uma 'forma bem simples', você não conhece o autor, conhece outra coisa, menos o autor. Mas, enfim, a minha é apenas a opinião de alguém leigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o que você quer dizer Lilian, mas há um grande problema em introduzir a leitura de clássicos como os de Shakespeare por conta da linguagem. Pode não ser rebuscada para mim ou para você, que talvez já sejamos "mais acostumadas", mas para as pessoas em geral, esta dificuldade existe.
      Bjs

      Excluir
  13. Olá, tudo bem? Eu amo esse selo, essa coleção que a Nemo fez <3 Sim faz muitas pessoas que não conseguem ler clássicos, entrar nesse mundo através de um modo mais fácil. Ainda não li essa obra, mas estou bem interessada. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carool, uma forma mais simples de tratar dos clássicos com alunos.
      Bjs

      Excluir
  14. Olá Rose, tudo bem?

    Achei muito legal a sua resenha, não sabia da existência de Otelo em quadrinhos, a editora Nemo deu show! Gosto das obras de Shakespeare!
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma boa sacada esta coleção, tenho certeza que ganhará muitos adeptos.
      Bjs

      Excluir
  15. Oi Rose!
    Muito legal, não saia que tinha história de Shakespeare e quadrinhos, sou louca para conferir esses clássicos. adorei saber e conhecer, irei procurar!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis, faça isso, acho que vai gostar.
      Bjs

      Excluir
  16. Oi Rose.
    Essa é uma ótima forma de um primeiro contato com a obra de Shakespeare, acredito que até pode levar a ler as obras originais.
    Fiquei com vontade de conferir Romeu e Julieta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pensei nisso quando vi, ainda mais os mais jovens.
      Bjs

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras