#Resenha Os Humanos

Oi amigos, preparados para uma aventura intergalática? Que tal conhecermos um pouco de como nossos amigos extra terrestres nos veem?

Os Humanos - Matt Haig
312 páginas - Editora Jangada 
Andrew Martin é um famoso matemático da universidade de Cambridge. Casado com Isobel, uma historiadora e pai de Gulliver, um adolescente de 15 anos, ele é um egocêntrico egoísta, que não está nem ai para a família e deseja apenas sua glória e reconhecimento.
Andrew mantém um caso com sua aluna, Maggie e tenta solucionar o famoso "Problema de Riemann".
Acontece que a solução deste não só jogaria Andrew para o estrelato desejado, como também colocaria em risco a humanidade.
De tanto insistir, ele finalmente resolver o problema, e por conta disso, seres mais avançados do que nós terrestres, entram em ação para acabar com o perigo.
Um visitante é enviado à Terra para tomar o lugar do professor e sumir com toda e qualquer prova que Andrew pode ter deixado sobre o assunto.
Por vim de uma raça superior, nosso visitante não via os humanos com bons olhos. Desde a parte física até nossas ações, tudo era visto de uma forma negativa.
Ao tomar o lugar de Andrew, nosso visitante começa a conhecer as nuances dos humanos. Das nossas diferenças e inseguranças. Das nossas músicas, bebidas e comidas, tudo é experimentado, sentido... e aos poucos aquela má impressão vai sendo substituída por sentimentos que ele não sabe definir.
Sem conhecer muito bem sobre a vida de Andrew, nosso visitante além de realizar sua tarefa, tem que se virar para não ser descoberto por Isobel e Gulliver. As diferenças entre nosso visitante e o matemático são gritantes e bem vindos. Mais gentil e atencioso, estas diferenças são atribuídas ao colapso mental sofrido pelo matemático. Colapso este que era falso.
Isobel é a primeira a perceber estas diferenças, e o casamento que estava há muito enterrado, começa a ganhar uma nova chance. A relação com Gulliver que há muito não existia é novamente retomada, fazendo com que o adolescente encare seus problemas de um outro jeito. 
 Aos poucos nosso visitante começa a questionar suas ordens, principalmente no que diz respeito a Isobel e Gulliver. Confuso com seus sentimentos, sua única certeza é o desejo de querer um lar para si. Mas para isso ele precisa tomar uma dura decisão e enfrentar seus superiores. Os mesmos superiores que não hesitariam em mandar outro visitante para resolver o problema. Ele precisará usar não apenas seus conhecimentos superiores, mas principalmente de suas recentes descobertas para proteger aqueles que aprender a amar. 
Uma pena que ele não teve tempo suficiente para aprender as diferenças entre os relacionamentos, e isso pode ser o fim de seu sonho, mas não o fim de sua certeza.
Com certeza nós humanos temos muito a evoluir, mas também temos muito a ensinar para quem tiver disposto a aprender. Somos tão contraditórios, que até para nós é difícil explicar o que somos e como somos. Não esperava que o livro fosse tudo o que senti o longo da leitura. Foi uma surpresa muito bem vinda e que recomendo a todos.
Este livro foi enviado em cortesia pela editora

22 comentários:

  1. Eu já tinha visto divulgações de várias pessoas no instagram, e ótimas resenhas em blogs também. Todo mundo é só elogio, e dizendo que é um experiência única e que todos leitores deviam passar. Não é um gênero que eu tenho muito contato, mas eu fiquei bem curioso com a história e acho que vou acabar lendo.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nerd, a evolução do enredo é ótimo e em nenhum momento deixa de fazer sentido. Não vou dizer que é uma experiência única, mas que vale conferir isso vale.
      Bjs!

      Excluir
  2. Olá, Rose.
    Esse livro parece ser muito bonito e mostrar uma mensagem bem interessante. "Sair" do que seria normal e humano e colocar um alienígena para desbravar e mostrar as nuances da verdadeira humanidade é simplesmente genial.
    Vou conferir a obra, com certeza.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, é interessante ver nossos problemas sob o olhar de outras pessoas, no caso, alienígenas, mas é ainda mais interessante a forma como este visitante se envolve com nossas características. Um bom livro mesmo.
      Bjs!

      Excluir
  3. Oie.
    Fiquei um pouco confusa em um paragrafo. No começo você diz que o nome da esposa é Isobel, e no meio vem o nome Isolda. Quem seria Isolda?
    Achei muito interessante a obra. Com toda certeza procurarei por ela.
    Ótimas escolhas de quotes.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, um erro meu de escrita que já vou concertar. Obrigada por avisar.
      Bjs!

      Excluir
  4. Oi Rose, fiz o pedido desse livro para a editora, mas não tive resposta. Ninguém retorna meus e-mails :(
    Queria muito ler, adorei sua resenha :)

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quel, que pena. Não tive problemas em falar com eles. Pode ter sido por conta da feira de livros de Minas. Sempre fica mais tumultuado na época de eventos grandes.
      Bjs!

      Excluir
  5. Que resenha maravilhosa. Eu amei e com certeza vou ler esse livro.
    Parabéns pela escrita.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa, espero que leia e goste!
      Bjs!

      Excluir
  6. eu gostei muito da proposta, foi um livro que me conquistou de cara pela sua singeleza, os sentimentos tratados me entusiasmaram muito em uma trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila é um livro bem interessante mesmo, a forma como a evolução dos sentimentos foi tratada parecia bem real.
      Bjs!

      Excluir
  7. Bem interessante essa leitura. Com temática de extraterrestres li apenas a série O Guia do Mochileiro das Galáxias e adorei!
    beijos
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta eu conheço, mas não li ainda. Os Humanos é diferente, mas muito boa.
      Bjs!

      Excluir
  8. Oi Rose!
    Eu amo qualquer livro que tenha como tema extraterrestres, e esse, é claro, já está na minha lista de livros desejados para ler!! Achei bem interessante como a visão do extraterrestres muda conforme ele vai vivenciando a vida humana. Adorei!
    bjos
    http://www.lostgirlygirl.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, e o melhor é que a mudança ocorre gradualmente e de uma forma que parece real.
      Bjs!

      Excluir
  9. Rose, a premissa do livro não me chamou nem um pouco atenção, não faz meu estilo de leitura, por isso passo a dica.
    Mas que bom que você gostou.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, que pena, mas fica para uma próxima resenha.
      Bjs!

      Excluir
  10. Esse livro me lembrou outro livro que não me lembro no momento, maaas confesso que mesmo vc gostado e indicado o mesmo, não me interessei, não digo que não vou ler, mas por enquanto não
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas Brubs, fica para a próxima.
      Bjs!

      Excluir
  11. Oi Rose,
    Estava super curiosa com essa resenha, fiquei pensando tudo que pode ter rolado nessa troca de ser humano por alienígena, poxa quer dizer que o ser de outro mundo era melhor que o próprio humano. Fiquei bem tentada a ler a obra depois da sua resenha, realmente se mal nos compreendemos, imagina nos explicar para outras pessoas ou seres evoluídos.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis, foi uma ótima leitura, envolvente e que nos leva a refletir. Leia sim.
      Bjs!

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.