#Resenha O Antes e o Depois

Quando a vida lhe tira tudo, é preciso começar do zero e aprender a viver novamente. Jennifer Castle faz o leitor refletir e se emocionar com este enredo que fala ao coração.
O Antes e o Depois - Jennifer Castle
344 páginas - Editora Pandorga
A vida é uma gama de incertezas onde a única certeza que temos é que um dia vamos morrer. Quando, como e onde, ninguém sabe...
Laurel também não sabia, o que ela sabia é que tinha 16 anos e estava se preparando para o vestibular. Filha de Michael de Déborah, tinha um irmão chamado Toby. Eles eram judeus e estavam indo comemorar a Páscoa Judaica na casa da família Kaufman.
As duas famílias eram conhecidas de longa data e Laurel tinha várias lembranças dela ao lado de David. Mas agora David estava diferente daquele garoto que ela conhecia. Ele agora fazia o estilo bad boy, enquanto ela continuava sendo a boa e correta Laurel.
A confraternização estava chegando ao fim e Laurel não via a hora de voltar para casa e continuar seus estudos.
Mas então vem o destino e muda tudo, todas as suas certezas, o seu mundo...
Laurel recebe a notícia que ninguém está preparado para receber, ou mesmo pensa receber. A notícia que muda a vida de qualquer um, que dá início ao divisor de águas.
Laurel tem que enterrar seus pais e irmão, vítimas de um grave acidente de carro. Junto com eles a Sra. Kaufman, mãe de David também falecera. Caprichosamente, o único sobrevivente, ou que pelo menos ainda lutava pela vida era o Sr. Kaufman, justamente quem poderia ser o causador das mortes.
Laurel perde seu chão e ao lado da avó tenta encontrar seu "norte". Cheia de incertezas, ela já nem mesmo sabe quem é.
"Parei de escrever e coloquei o rosto sobre a cama, chorando pela mulher que uma vez dormiu ali sem saber que um dia um de seus piores medos se tornaria realidade." (pág. 137)
David não está muito diferente de Laurel, apesar de ainda ter seu pai vivo. Mas ele não sabia o que seria de sua vida dali para frente. nem mesmo sabia se um dia seu pai acordaria do coma.  A fase rebelde pode ter chegado ao fim, mas ele não sabia que fase estava agora.
Estes dois jovens foram marcados pelo destino, e de uma forma triste conseguiam se entender, pois reconheciam o que o outro sentia.
Amparado pela avó Nina, Laurel segue em frente, tateando sua nova vida. Ela sente que David mexe com ela, mas não tem certeza se quer David em sua vida. Ela nem mesmo sabe se David quer fazer parte dela.
David está se descobrindo, e entre idas e vindas de si mesmo, é a casa dos Maisner que passa a ser seu porto seguro. Mas até quando?
Quando a sua vida é dividida em um antes, muitas vezes é complicado e demorado encontrar e começar o depois.
Um livro que fala de perdas, redescobertas, amizades, encontros e desencontros. Um livro que fala de vida e morte, de certezas e incertezas, que faz refletir e sentir. Um livro que prende e emociona e que faz o leitor querer cuidar dos personagens. Uma tragédia que pode acontecer com qualquer um e a qualquer momento, provando o quanto a nossa vida é efêmera. Leiam e confiram, eu recomendo.
a Rafflecopter giveaway

14 comentários:

  1. Oie.
    Realmente o parece ser bem forte.
    Já parei diversas vezes pensando nesse assunto. Muitas vezes estão ocorrendo agora. Não quero perder minha mãe, é a única pessoa que eu tenho. Mas se ocorrer, como vou lidar? Vou conseguir voltar a ser eu mesma? A gente se cerca de perguntas.
    Achei interessante o livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, o livro é bom sim e enquanto acompanhamos os personagens, acabamos nos colocando em seus lugares, pensando justamente nisso. O que eu faria?
      Bjs!

      Excluir
  2. nossa, quantas tragédias, quando a gente perde um alicerce tão importante em nossas vidas é dificil pensar em recomeçar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais quando é de uma forma tao inesperada como o caso em questão.
      Bjs!

      Excluir
  3. Oiii, tudo bem?
    É realmente difícil de enfrentar alguma coisa quando sentimos que ficamos sem chão e perdemos algo realmente muito importante, eu choraria muito neste livro tenho certeza.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, teve momentos que realmente me emocionaram.
      Bjs!

      Excluir
  4. Oi Rose, poxa que história trágica! Achei bem interessante a premissa e espero que a autora tenha conduzido bem a narrativa, pois é um livro que gostaria muito de ler. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse, conduziu sim, fiquei satisfeita com a leitura.
      Bjs!

      Excluir
  5. Oi Rose!
    pela premissa o livro parece ser bem forte, daqueles que não conseguimos esquecer por um bom tempo. Achei interessante e fiquei curiosa para ler.
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milla, ele mexe com o leitor mesmo e ficamos pensando não só quando terminamos, mas também quando damos uma pausa na leitura.
      bjs!

      Excluir
  6. Oi, Rose.
    Não conhecia o livro, mas gostei muito.
    Gosto desses opostos.
    Encontros e desencontros fazem as histórias serem mais incríveis.
    Morrendo de curiosidade.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história muito boa e que poderia ser real.
      Bjs!

      Excluir
  7. Oi Rose,
    Essas histórias mexem muito comigo. Realmente não sabemos o que vai acontecer com a gente né e por isso temos que aproveitar ao máximo a presença daqueles que amamos.
    beijos
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos mesmo, pois o depois pode não ter.
      Bjs!

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.